Título de Capital Nacional do Trator para Irineópolis (SC) vai à Câmara

Da Agência Senado | 25/04/2023, 11h49

Projeto de lei que concede ao município de Irineópolis (SC) o título de Capital Nacional do Trator foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) nesta terça-feira (25). O PL 1.039/2020 é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e foi relatado pela senadora Ivete da Silveira (MDB-SC). O parecer foi lido na reunião pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Em defesa da matéria, Amin afirma que, com a consolidação da festa do trator de Irineópolis, a imagem do município passou a ser associada ao veículo, que se tornou um dos símbolos da cidade.

A festa é um evento tradicional, atraindo pessoas de toda a região, em especial agricultores, argumenta o senador. São realizados diversos eventos culturais, gastronômicos, comerciais e de lazer, mas a principal atração é o desfile de tratores, conhecido como “tratoraço”, na Avenida 22 de Julho, a principal da cidade. Em 2015, na terceira edição da festa, o RankBrasil – Recordes Brasileiros registrou em Irineópolis a quebra do recorde de desfile de tratores no país, com 910 veículos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)