Cleitinho quer imposto a ser cobrado dos partidos

Da Agência Senado | 25/04/2023, 19h54

Durante pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (25), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) anunciou que vai apresentar um projeto de lei para taxar os partidos políticos. Segundo ele, é justo que essas legendas paguem 50% de imposto sobre os recursos que recebem do fundo partidário e do fundo eleitoral.

O senador afirmou que tomou essa decisão após um deputado federal do PT informar que vai propor um tributo, com alíquota de 20%, sobre a propriedade de armas de fogo — que seria similar ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Ao criticar essa iniciativa, Cleitinho declarou que o povo brasileiro não aguenta mais arcar com uma carga tributária tão alta, e que é justo taxar os partidos.

— Então, o que estou eu fazendo aqui? Já que eu não consigo acabar com o fundo eleitoral e o fundo partidário, para que político nenhum tenha dinheiro para fazer campanha, o que estou fazendo aqui, que é mais do que justo, é fazer os partidos também pagarem 50% de imposto. Vão ter de pagar imposto também. É mais do que justo e mais do que necessário, porque os partidos não têm utilidade nenhuma no país — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)