Wellington Fagundes destaca importância de escola agrotécnica federal de MT

Da Agência Senado | 20/04/2023, 14h50

O senador Wellington Fagundes (PL-MT) cumprimentou a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente pelos 80 anos de serviços prestados à população mato-grossense. Em pronunciamento, na quarta-feira (19), o parlamentar destacou que a instituição conta, hoje, com 1,4 mil estudantes e com campi nos municípios de Jaciara, Campo Verde e Santo Antônio de Leverger, e é a maior escola agrícola do Brasil.

Segundo o senador, a história da escola (que hoje é Instituto Federal de Educação Tecnológica) está ligada à evolução do agronegócio em Mato Grosso, estado que se tornou o maior produtor de commodities agrícolas e que se destaca na produção de soja, milho, algodão e proteína animal.

Wellington Fagundes lembrou que a instituição, inicialmente, se destinava apenas ao público masculino. Mas isso mudou, disse, ao destacar que hoje as mulheres representam metade de seus estudantes.

— Com a presença de meninas e mulheres, a escola teve um desenvolvimento de aprendizado muito melhor, porque vive uma harmonia. É uma escola-fazenda. Então, as pessoas que moram na cidade do interior vão lá. Até mesmo os pequenos sitiantes, que têm lá os seus filhos, ajudam com doações de alimentos. Enfim, há uma verdadeira sintonia nesse trabalho. É um grande exemplo a ser seguido, porque o ensino profissionalizante, sem dúvida nenhuma, é a grande revolução que nós precisamos implantar cada vez mais em nosso país. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)