TV Senado lança documentário sobre a posse presidencial e os ataques de 8 de janeiro

Da Comunicação Interna | 19/04/2023, 11h33

A TV Senado estreou nesta terça (18) o documentário Democracia para Sempre. A produção combina registros feitos para a posse presidencial com a repercussão das invasões de 8 de janeiro. A obra será reprisada no canal aberto da TV Senado no sábado (21), às 21h, e também está integralmente disponível no Youtube.

O diretor e editor Jimi Figueiredo, do Serviço de Interprogramas (Seitpg), afirma que a ideia de unir os conteúdos surgiu após os ataques à Casa.

— Começamos a fazer a produção para ser sobre a posse do presidente Lula. Documentamos todos os bastidores, mas com o 8 de janeiro, aquilo se transformou em outra coisa. Já na posse, havia um clima de que algo poderia acontecer. Então juntamos os dois documentários em um só e geramos esse produto — detalha.

Coordenadora-geral da TV Senado, Glauciene Diniz Lara afirma que o produto tem imagens inéditas da posse presidencial e uma narrativa que liga aquele momento aos ataques posteriores. Segundo ela, um dos pontos principais foi retratar, também, a repercussão política dos acontecimentos.

— As pessoas veem pela TV e não entendem a complexidade do evento de posse. Queríamos mostrar isso de dentro mas, com o 8 de janeiro, incluímos o assunto. Temos nossas imagens exclusivas das câmeras de segurança e depoimentos de quem estava no Senado quando aconteceu — afirma.

A produção contou também com apoio do Museu do Senado e da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (SRPCO).

Ficha técnica Democracia para Sempre

ANO DE LANÇAMENTO: 2023
DURAÇÃO: 40 minutos
PAÍS DE PRODUÇÃO: Brasil
COMPANHIA PRODUTORA: TV Senado
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
DIREÇÃO E EDIÇÃO: Jimi Figueiredo
PRODUÇÃO: Carolina Pavanello e Renata Gonzaga
 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)