Dia dos Povos Indígenas acontece em contexto de preocupação, ressalta Kajuru

Da Agência Senado | 19/04/2023, 18h30

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (19), que o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, surgiu em substituição ao Dia do Índio, que havia sido instituído por decreto em 1943. O parlamentar elogiou a mudança da denominação e afirmou que a palavra "índio" é genérica e até mesmo preconceituosa. Segundo Kajuru, o novo nome caracteriza melhor a diversidade das etnias e as várias sociedades indígenas.

O senador ressaltou que neste ano a comemoração acontece em um contexto de maior preocupação com os povos originários, impulsionada pela revelação da tragédia humanitária que vinha se abatendo sobre os ocupantes da terra indígena ianomâmi. Segundo Kajuru, as fotos de crianças e de idosos subnutridos causaram comoção no Brasil e no mundo, ligaram um sinal de alerta sobre a necessidade de mudanças na relação do poder público e da sociedade civil com os povos originários.

 — Precisamos ter a humildade de reconhecer que os povos originários têm muito a nos ensinar sobre sustentabilidade e que podemos aprender com eles como cuidar melhor do meio ambiente e, por extensão, do nosso futuro. A FAO, organismo das Nações Unidas voltado para a agricultura e a alimentação, estima que os territórios indígenas tradicionais ocupam 28% da superfície terrestre, abrigando porém a maior parte, cerca de 80%, da biodiversidade do planeta.

O parlamentar enfatizou que a manutenção da biodiversidade é essencial para a segurança alimentar e nutricional do mundo. Acrescentou que os povos indígenas sabem cuidar como ninguém das florestas e dos rios, além de preservarem os biomas. Kajuru ressaltou que os indígenas não devem ser vistos como inimigos, e sim como aliados importantíssimos na luta pela sobrevivência do planeta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)