Aumento de impostos afasta investimentos de Tocantins, diz senador Irajá

Da Agência Senado | 19/04/2023, 12h41

O senador Irajá (PSD-TO) criticou a decisão do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), por aplicar o que classificou de aumentos abusivos e sucessivos de impostos. Em pronunciamento na terça-feira (18), o parlamentar disse que o chefe do Executivo vive "desconectado da realidade do país", e já é conhecido pelos tocantinenses como o "o rei do imposto".

— Enquanto o governador só sabe aumentar os impostos nas costas do povo, o nosso estado, por incrível que pareça, bate recorde de arrecadação de ICMS. O Tocantins, no último ranking de arrecadação desse imposto, que são os impostos estaduais, figurou, entre os 27 estados da Federação, como o sétimo com o melhor desempenho. É injustificável, portanto, que o governo do estado continue jogando tanto peso nas costas do contribuinte tocantinense — declarou.

Diante disso, o senador Irajá informou que seu partido já ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando o aumento abusivo da carga tributária.

— As pessoas já não suportam mais tantos impostos, porque isso, além de punir os contribuintes do estado, afugenta os investimentos. Que empresário, indústria ou empreendedor se arriscará a investir num estado, como o do Tocantins, em que, em menos de quatro meses, já foram ampliadas três alíquotas diferentes de impostos? — indagou.

Ele também criticou o aumento da alíquota de 0,2% para 1,2% do Fundo Estadual de Transporte (FET), que é cobrado sobre os produtos agropecuários transportados no estado. "Um aumento de 600%", lamentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)