Marcio Bittar questiona posição do governo na guerra entre Rússia e Ucrânia

Da Agência Senado | 18/04/2023, 19h34

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (18), o senador Marcio Bittar (União-AC) manifestou preocupação com “acenos” do governo em tomar posição na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ele disse que o governo passado se manteve neutro, com posição equilibrada. Bittar também criticou a postura do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, em visita ao Brasil e em palestra para diplomatas.

— Que lição de democracia e civilidade tem o ministro para ensinar alguma coisa no Instituto Rio Branco? — questionou o senador.

Para o Marcio Bittar, também merece críticas o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, por ter alterado o estatuto da agência para poder ocupar o cargo de presidente. A seu pedido, o conselho da agência eliminou a exigência de inglês fluente para o alto escalão da agência.

Bittar também criticou a intenção do governo em mudar a Lei das Estatais (Lei 13.303, de 2016) e pediu que o assunto seja discutido no Congresso. Ele ainda pediu para “separar o joio do trigo” entre os presos pelos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Segundo o senador, há acrianos inocentes, que apenas se manifestaram democraticamente, mas que não participaram da depredação de prédios públicos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)