Kajuru destaca projeto sobre prevenção à violência nas escolas

Da Agência Senado | 17/04/2023, 16h21

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento nesta segunda-feira (17), projeto de sua autoria que define medidas para prevenir a violência contra profissionais da educação (PL 5.276/2019). O texto, que estabelece diretrizes de atendimento policial e prevê medidas protetivas para os professores em caso de violência, aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Segundo o parlamentar, a matéria será deliberada no dia 26 de abril.

— Na época [em que o projeto foi protocolado] eu já falava em catracas eletrônicas, eu já falava em detector de metais e já falava em guarda armado, porque nós chegamos a um ponto em que não há outra solução. Não adianta você dizer que é um perigo um guarda estar armado. Não. Se ele estiver preparado, ele vai defender uma criança, ele vai defender um professor, uma professora.

Para Kajuru, muitos casos de violência teriam sido evitados se o projeto já tivesse sido discutido e aprovado, pois as escolas estariam preparadas e os pais estariam mais seguros. O parlamentar afirmou que a Casa precisa avaliar melhor as propostas de cada senador para que uma matéria como essa não fique engavetada por tanto tempo.

O senador também disse ser injusto quando algum parlamentar governista culpa o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos ataques às escolas sob o argumento de que ele teria plantado o ódio no Brasil. Segundo Kajuru, a cultura do ódio existe há muito tempo e Bolsonaro apenas a trouxe para a classe política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)