Sessão especial comemora 63 anos de Brasília

Da Agência Senado | 13/04/2023, 15h20

O aniversário de Brasília será celebrado pelos senadores em sessão especial agendada para quinta-feira (20), às 15h. A lista de convidados para o evento ainda será divulgada.

O requerimento que solicitou a homenagem (RQS 824/ 2022), de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), foi aprovado no Plenário em 4 de abril. O senador propôs que a sessão especial fosse realizada depois do feriado do dia 21 de abril, data em que efetivamente Brasília foi inaugurada há 63 anos. O dia solicitado foi dia 24 de abril, uma segunda-feira. Mas a sessão foi antecipada para o dia 20 de abril, véspera da fundação da capital do país.

Na justificação da proposta, Izalci exaltou o reconhecimento internacional ao plano urbanístico moderno de Lúcio Costa e aos monumentos do "grande" arquiteto Oscar Niemeyer, mencionando especificamente o projeto do Congresso Nacional. Ele apontou que isso seria uma das razões para homenagear o aniversário de Brasília com sessão especial do Senado.

Unesco

"A Capital do Brasil foi o primeiro núcleo urbano, construído no século XX, considerado digno de ser incluído na lista de bens de valor universal, recebendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, da Unesco" [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 1946], ressaltou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)