Izalci critica suspensão do novo ensino médio

Da Agência Senado | 13/04/2023, 14h30

Em pronunciamento nesta quinta-feira (13), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) criticou a suspensão do cronograma de implantação do novo ensino médio pelo governo federal. No início do mês, o Ministério da Educação decidiu adiar a implantação do cronograma por 60 dias e abriu uma consulta pública, visando reestruturar o programa.

Para Izalci, a paralização é um erro. O senador alega que a inclusão de itinerários técnicos e profissionalizantes no novo ensino médio e medidas como o ensino integral são "muito positivas" no novo modelo. Ele acrescenta que nas nações mais desenvolvidas, cerca de 60% dos estudantes concluem o ensino médio já profissionalizados, enquanto que no Brasil esse índice não chega nem a 10%.

— Vivemos uma crise sem precedentes na educação. Pelo menos 2 milhões de jovens entre 11 e 19 anos estão fora da escola. Grande parte desses milhões de estudantes optaram por sair da escola por não perceberem uma utilidade prática em frequentá-la, por vê-la como desinteressante, por dificuldades no acompanhamento das matérias, por já trabalharem ou pela ausência de infraestrutura nas escolas. Esses são dados oficiais de uma pesquisa do Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] com o Ipec [Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica] — alertou, ressaltando que o novo ensino médio pode ser uma alternativa para alterar o cenário nacional.

O senador também citou dados recentes do IBGE segundo os quais 25,8% dos jovens entre 15 e 29 anos não estudam, nem trabalham. Nesse grupo, conhecido como "nem-nem", 62,5% são mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)