Senado terá sessão especial para homenagear vítimas do Holocausto

Da Agência Senado | 11/04/2023, 19h01

O Plenário aprovou nesta terça-feira (11) requerimento para promoção de uma sessão especial a fim de homenagear as vítimas do Holocausto. A sessão deverá ocorrer em 18 de abril, data oficial destinada à lembrança do Holocausto e do Heroísmo (Yom HaShoá ve Hagvurá). O pedido de realização da sessão (RQS 271/2023) foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA).

“O Yom HaShoá, Dia da Lembrança do Holocausto, é marcado anualmente como dia de recordação das vítimas do Holocausto, momento histórico que marcou a humanidade de forma vergonhosa e incontestável. A data lembra as vítimas do Holocausto, incluindo os 6 milhões de judeus assassinados, e homenageia os sobreviventes com o objetivo de combater a indiferença, o antissemitismo, o racismo e a injustiça”, assinala Jaques Wagner no requerimento.

Em 2023, recorda o senador, completam-se 80 anos do levante do Gueto de Varsóvia, assinalado como o maior e simbolicamente mais importante levante judaico, tendo sido a primeira revolta armada desencadeada por civis no interior da Europa ocupada pelos nazistas.

A resistência judaica começou em 19 de abril de 1943, quando judeus entrincheirados dentro de prédios e abrigos enfrentaram os nazistas. Terminou quase um mês depois, em 16 de maio, com a explosão da Grande Sinagoga de Varsóvia. Os prisioneiros sobreviventes foram deportados para campos de concentração ou extermínio, e poucos conseguiram fugir.

Movimentos extremistas

Em seu requerimento, apresentado em comum acordo com a Embaixada de Israel, Jaques Wagner assinala que “não só o Brasil, mas o mundo, passa por um estranho momento, em que a história vem sendo reescrita por movimentos extremistas de ideologias e políticas negacionistas”.

Tais movimentos, ressalta o senador, miram também no Holocausto, “fomentados por líderes nacionalistas que promovem a discriminação, o ódio e o antissemitismo, tentando pôr o Holocausto, período obscuro da história, de lado”.

“Nesse sentido, buscamos levar à reflexão das atuais e futuras gerações acerca do que representou um dos maiores genocídios de nossa história contemporânea, o Holocausto", diz Wagner. Ao mesmo tempo, busca-se promover consciência crítica para que não mais se repitam crimes contra a humanidade e que se promova efetivamente uma cultura de paz, onde impere o respeito à diversidade e à tolerância, em todos os níveis e instâncias da sociedade, conclui o parlamentar.

O requerimento para realização da sessão foi subscrito pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Paulo Paim (PT-RS), Alan Rick (União-AC), Carlos Viana (Podemos-MG) e pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)