Criação do Dia Nacional do Desporto Escolar está na pauta desta quinta

Da Agência Senado | 10/04/2023, 17h03

O Plenário do Senado se reúne nesta quinta-feira (13), às 11h, para a votação de três projetos. Um deles institui o Dia Nacional do Desporto Escolar, a ser comemorado em 25 de maio. O PL 5.638/2019 determina que, na semana em que recair a data, serão promovidas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar.

O texto, do ex-deputado Fábio Mitidieri (SE), será votado na forma do relatório da senadora Leila Barros (PDT-DF), já aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Na opinião de Leila, o desporto escolar proporciona o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas e tem um importante papel na construção do caráter cívico e cidadão de crianças e jovens praticantes. Por meio da prática desportiva na escola, aperfeiçoa-se não somente o sistema de educação, mas também a saúde, a cidadania e a segurança pública”, afirma a senadora no relatório.

Em caso de aprovação em Plenário, o texto do PL 5.638/2019 segue para sanção presidencial.

Jaime Wright

Outro projeto inscreve o nome de Jaime Nelson Wright (1927-1999), pastor presbiteriano defensor dos direitos humanos no Brasil, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (PL 405/2019). O projeto, de autoria do ex-deputado Fábio Sousa (GO), teve relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR) na CE. O relator destacou que o homenageado “sofreu na própria pele os tormentos da ditadura no Brasil" e reuniu uma base de dados sobre torturas e desaparecimentos “nunca contestada pelos policiais e militares implicados”.

Jaime Wright escreveu, em coautoria com dom Paulo Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel, o livro Brasil: Nunca Mais, publicado em 1985. A obra apresenta um relato sobre a tortura de prisioneiros políticos durante o regime militar.

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e se destina ao registro perpétuo das pessoas que tenham dedicado a vida à Pátria.

Rodovia

O pecuarista e político Alfeu Teodoro de Oliveira poderá dar nome ao trecho da rodovia BR-272 entre as cidades de Campo Mourão e Goioerê, no Paraná. É o que estabelece o PL 6.577/2019, que também será votado pelos senadores. O ex-deputado Rubens Bueno (PR) é o autor do projeto.

Alfeu Teodoro de Oliveira nasceu em Campo Mourão e fez carreira política no município de Janiópolis (PR), a 46 km de Campo Mourão. Ele foi eleito prefeito da cidade em 1966, 1972 e 1992. Faleceu em 1993, durante o mandato, em um acidente de carro.

Flávio Arns, em relatório favorável na CE, destacou a vida do homenageado e reforçou que Alfeu Teodoro é bem lembrado em Janiópolis, onde já existe uma escola municipal com o seu nome.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)