Três grupos parlamentares abriram os trabalhos nesta terça-feira

Da Agência Senado | 04/04/2023, 17h05

Foram instalados nesta terça-feira (4) três grupos parlamentares no Senado. A instalação marca o início dos trabalhos dos grupos na nova legislatura, que teve início em fevereiro. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito presidente dos seguintes grupos: Organização do Tratado de Cooperação Amazônica; Brasil-Índia e Brasil-Suíça. Os demais cargos serão preenchidos nas próximas reuniões dos três colegiados.

O Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica foi criado a partir da aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 12/2020, de Trad. A ideia inicial era criar um grupo ligado ao Parlamento Amazônico com o objetivo de ampliar e desenvolver as relações entre o Brasil e os parlamentos dos países que integram a região.

Como o Parlamento Amazônico não existe formalmente, a solução foi criar um grupo para trabalhar pela aprovação de uma emenda ao Tratado de Cooperação Amazônica, inserindo, assim, a criação de um fórum parlamentar nas regras. A oficialização do Parlamento Amazônico é um dos principais objetivos do grupo, que já tem a adesão de dez senadores e uma deputada.  

— O espírito da formação e reativação desse grupo norteia também o espírito da formação do Parlamento Amazônico — disse Nelsinho Trad durante a instalação.

Índia

O Grupo Parlamentar Brasil-Índia conta com dez parlamentares. A finalidade é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os dois países, estreitando e criando ligações culturais e de intercâmbio bem como de cooperação técnica com entidades nacionais e estrangeiras.

Após a eleição como presidente do grupo, o senador Nelsinho Trad destacou a parceria histórica e as relações comerciais robustas entre os dois países. Ele lembrou que a Índia está entre os cinco países dos quais o Brasil mais importa produtor e é o 13° colocado entre os que recebem produtos do Brasil. Além disso, ressaltou o compromisso com valores democráticos compartilhado pelos dois países.

— Brasil e Índia realmente têm muito em comum. Os dois países compartilham dos mesmos valores democráticos valores que fizeram do Brasil a maior democracia do hemisfério sul e, da Índia, a maior democracia do mundo em 2023. A Índia Preside o G20 e deverá passar essa presidência para o Brasil — lembrou.

O embaixador da República da Índia no Brasil, Suresh Reddy, assegurou que seu país continuará sendo um país parceiro do Brasil. Ele afirmou que Brasil e Índia podem continuar tendo uma parceria forte em áreas como a agricultura e trabalhar juntos para cumprir suas responsabilidades com relação às mudanças climáticas.

Suíça

Após a eleição como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Suíça, integrado por 11 parlamentares, Nelsinho Trad afirmou que vai se empenhar na concretização do acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), bloco integrado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. O acordo foi firmado em 2019, mas, segundo Trad, depende de encaminhamentos nos dois países.

O embaixador da Confederação Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, afirmou que, apesar dos números positivos das relações entre os dois países, é possível fazer ainda mais. Entre as áreas de interesse da cooperação, ele citou inovação, pesquisa, sustentabilidade e ciência. Ele também citou visitas oficiais de delegações suíças ao Brasil, em maio, julho e outubro deste ano.

— O presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, acaba de confirmar uma visita oficial ao Brasil entre os dias 2 e 4 de outubro. O nosso caminho este ano é muito rico. Vamos ter momentos seguramente estimulantes e os dois parlamentos têm grande responsabilidade em promover essa agenda — disse o embaixador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)