Passarela em Aparecida homenageia dom Aloísio Lorscheider

Da Agência Senado | 04/04/2023, 17h06

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4) projeto que homenageia o ex-arcebispo de Aparecida (SP) dom Aloísio Lorscheider. O PL 1.848/2021 denomina como Passarela Dom Aloísio Cardeal Lorscheider a passarela sobre a rodovia BR-488, em Aparecida. Como a homenagem também já foi aprovada na Câmara dos Deputados, segue agora para a sanção presidencial.

O projeto teve relatoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Durante a votação, Pontes enfatizou que o cardeal Lorscheider (1924-2007) foi um exemplo de religiosidade e ações filantrópicas. O relator lembrou que o clérigo destacou-se ainda pela defesa dos direitos humanos, tendo lutado pela redemocratização e pelo fim da tortura durante o regime militar.

Lorscheider teve também atuação destacada na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde foi secretário-geral (1968-1971) e presidente (1971-1978). Nessa época, promoveu campanhas pela reforma agrária e pelo fim dos conflitos no campo, ressaltou Pontes. O senador também destacou na trajetória de dom Aloísio Lorscheider o arcebispado em Aparecida, que durou de 1995 a 2004.

Plano Nacional de Educação

Por iniciativa do presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR), a comissão fará um ciclo de debates para discutir estratégias e diretrizes que devem nortear a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que compreenderá o decênio 2025-2035.

A data de início do ciclo de debates ainda será definida por Arns.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)