Alan Rick destaca potencial do setor agropecuário do Acre

Da Agência Senado | 30/03/2023, 11h27

Em pronunciamento na quarta-feira (29), o senador Alan Rick (União-AC) destacou que o setor agropecuário é uma das principais fontes de desenvolvimento econômico do Acre. Ele observou que o setor, além de crescer constantemente, gera empregos e aumenta a renda da população local.

— Além de deter uma forte vocação agrícola, o Acre possui um clima favorável para o cultivo de diversas culturas, como a mandioca, milho, banana, café, soja, feijão, arroz e cana-de-açúcar. (...) A carne também é uma importante fonte de renda para a região, com o patrimônio bovino avaliado em R$10 bilhões e que chega a gerar cerca de R$1,5 bilhão de renda para 38 mil produtores rurais, dos quais, 25 mil são pecuaristas. Falo efetivamente de uma potência agrícola em crescimento — ressaltou.

O senador disse ainda que o Acre tem um compromisso com a sustentabilidade e solicitou mais investimentos em infraestrutura para a região, como a construção e a recuperação das estradas vicinais e assistência técnica permanente.

Alan Rick também pediu respeito ao agronegócio brasileiro após declarações de Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), "ao fazer críticas ao setor produtivo brasileiro em Pequim", em evento na China.

— O Brasil é o protagonista da segurança alimentar mundial, um dos líderes em produção de alimentos e exportador reconhecido inclusive pela ONU. É um país capaz de alimentar o mundo com volume e qualidade necessários para as próximas décadas. Somos o país do Código Florestal, o mais rigoroso do planeta. Somos o país do agro, o agro que não para, que emprega e inclui. Somos a produção e a sustentabilidade do mundo — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)