Senado aprova festa junina como manifestação da cultura nacional

Da Agência Senado | 29/03/2023, 21h46

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (29) projeto de lei que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional (PL 943/2019). O texto já havia recebido parecer favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE), em 2020, quando o relator foi o então senador Prisco Bezerra.

Já aprovado na Câmara dos Deputados e agora no Senado, o texto vai à sanção do presidente da República.

Em seu parecer, Prisco afirma que é evidente a importância da Festa de São João para a população brasileira, ao mobilizar pessoas de todas as idades e ser comemorada em todos os estados.

"Diversas características nacionais, regionais e locais foram sendo incorporadas, de modo que sua realização no sul do país é diferente da que ocorre na região amazônica, não obstante a inegável presença de elementos comuns", ressaltou Prisco.

O autor do projeto, apresentado em 2019, foi o ex-deputado federal Fábio Mitidieri, que atualmente é governador de Sergipe.

Origens

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão — dia mais longo do ano, no mês de junho —, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, elas foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio (13 de junho), São João Batista (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

Prisco observa, em seu parecer, que essas festas estão relacionadas à cultura do campo, tanto pelo modo como as pessoas do interior a vivem, quanto pelo modo como os moradores das cidades maiores a desfrutam.

"Nas festas juninas do Nordeste, deve-se destacar, além da animação contagiante, o cultivo de preciosas tradições, como, por exemplo, a variada e deliciosa comida à base do milho. Mas, sobressaindo-se entre todas elas, está a música e a dança do forró, gênero musical que teve sua expressão maior com o eterno Luiz Gonzaga, um pernambucano que sempre esteve, ao longo de sua vida, muito próximo do Ceará”, ressaltou o ex-senador.  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Cultura Sanção Senador Prisco Bezerra