Senado aprova Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren

Da Agência Senado | 28/03/2023, 18h34

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (28) projeto de resolução (PRS 2/2023) que cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. A homenagem será conferida anualmente pelo Senado a pessoas físicas ou jurídicas que tenham desempenhado ações religiosas e sociais relevantes, com destaque à filantropia. O texto da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) teve parecer favorável do senador Zequinha Marinho (PL-PA).

Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram em Belém (PA) em novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. Seis meses depois, fundaram a igreja Missão da Fé Apostólica. Em 18 de janeiro de 1918, a congregação passou a se denominar Assembleia de Deus.

De acordo com o PRS 2/2023, a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren será concedida a até três pessoas físicas ou jurídicas. As indicações dos candidatos podem ser realizadas por qualquer senador e serão analisadas por um conselho formado por um parlamentar de cada partido com assento no Senado.

A composição do conselho será renovada a cada dois anos, permitida a recondução dos membros. A premiação deve ocorrer no mês de novembro, em referência ao mês de chegada dos missionários ao país.

Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram ao Brasil, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e social do país. Vivemos em uma nação ainda marcada pela pobreza e pela miséria. Muitas vezes, em comunidades carentes, o amparo religioso é decisivo para que seja possível reunir forças e seguir em frente”, justificou a senadora Eliziane Gama.

O relator da matéria, senador Zequinha Marinho, defendeu a aprovação do PRS 2/2023. “A proposição atende a uma justa demanda pela valorização de iniciativas filantrópicas e incentivo do desenvolvimento de relevantes ações religiosas e sociais, notadamente por meio da premiação de experiências exitosas”, argumentou o parlamentar.

Zequinha Marinho apresentou uma emenda ao texto original para evitar aumento de gastos na Casa. De acordo com a sugestão, o conselho não faria jus à estrutura de gabinete prevista no Regulamento Administrativo do Senado. A medida se aplica a órgãos como Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, Corregedoria Parlamentar, Procuradoria Parlamentar e Ouvidoria.

Ao concluir a leitura do relatório, Zequinha enalteceu o trabalho de Daniel Berg e Gunnar Vingren, que iniciaram modestamente no Pará a maior obra pentecostal do mundo.

— Muita luta, muita dificuldade. Mas, quando Deus dirige, a coisa dá certo.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) concordou, avaliando que “o Brasil mudou para melhor” com a Assembleia de Deus.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Filantropia Religião