Pontes manifesta preocupação com aumento do número de casos de covid-19

Da Agência Senado | 28/03/2023, 20h55

Em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (28), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) demonstrou preocupação com a atual situação da covid-19 no Brasil, devido ao aumento do número de casos. Ele criticou o governo federal por não divulgar diariamente dados sobre a doença.

O senador afirmou que "a ausência de informações atualizadas sobre o número de casos novos é motivo de preocupações, uma vez que essa é uma das principais formas de avaliar a evolução da pandemia, ou do restante da pandemia, e tomar decisões apropriadas". Ele ressaltou que é necessário "manter o foco" nas ações de enfrentamento da covid-19.

— O último dado, divulgado no dia 11 de março, mostra que há 59.994 novos casos de covid no país. Praticamente 60 mil casos. Vale destacar que a penúltima atualização, do dia 4 de março, mostra o número de 9.467 casos. Ou seja, do dia 4 até o dia 11, o número de casos de covid aumentou de 10 mil para 60 mil em uma semana. E agora a gente não tem os dados. Pode ser que já estejam muito acima dos 100 mil casos — alertou.

Pontes disse que é preciso ter clareza sobre a situação atual e o número de casos, além de atenção quanto a possíveis novas variantes. E reiterou a importância de manter a vacinação em todo o país para controlar a disseminação do vírus. "Não podemos neste momento baixar a guarda", destacou.

— O vírus continua por aí. Então é importante ter em mente que todas as ações tomadas, que também podem ser usadas para prevenir as próximas pandemias, são cruciais para o Brasil. Não adianta depois chorar e dizer: Olha, a gente não sabia que ia chegar outra pandemia. Precisamos tomar as providências agora. Peço ao governo federal que, novamente, volte a apresentar esses dados diariamente, para que possamos acompanhá-los e para que todas as áreas que podem atuar na prevenção do aumento dos casos agora, ou de outra pandemia no futuro, possam atuar de forma efetiva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)