Pontes defende mais investimentos em ciência, tecnologia e inovação

Da Agência Senado | 22/03/2023, 19h55

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) destacou a importância de o Estado brasileiro destinar recursos para investimento em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Brasil. Em seu pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (22), frisou que iniciativas desse tipo são imprescindíveis para fomentar a geração de empregos, contribuir para o crescimento econômico, para melhorias na qualidade de vida da população, além de contribuir para a soberania nacional.

Pontes também enfatizou o debate sobre a inteligência artificial, tema discutido hoje na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). Ressaltou ser este um assunto que fará cada vez mais parte da vida das pessoas, além de ajudar nas pesquisas de muitas áreas do conhecimento.

— Inteligência artificial tem sido uma grande aliada da ciência. Aliás, nos últimos anos, com a covid-19, nós aplicamos muitas tecnologias de medicina ligadas à inteligência artificial no tratamento de doenças, no acompanhamento de pacientes, e em mais aplicações práticas que comportam a inteligência artificial e nas quais seu emprego seja possível e útil. Então, graças a ela, seremos capazes de processar e analisar grandes quantidades de dados de forma mais rápida, mais precisa, abrindo novas possibilidades de pesquisa e de novas descobertas — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)