O Brasil precisa priorizar a educação, diz Dorinha

Da Agência Senado | 16/03/2023, 14h55

Em pronunciamento nesta quinta-feira (16), a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) destacou que a Comissão de Educação (CE) aprovou a criação de uma subcomissão temporária com o objetivo de analisar, em 180 dias, o ensino médio brasileiro (REQ 5/2023-CE). A senadora ressaltou que a educação pública sofreu muito no período da pandemia e que a desigualdade entre escolas privadas e públicas aumentou ainda mais, sendo o ensino médio o maior desafio no âmbito da educação básica.

— Não basta nós assumirmos para o Brasil que as escolas foram reabertas e que as aulas estão funcionando normalmente. O Brasil precisa priorizar a educação, e não é no discurso político ou de campanha, mas assumir um compromisso inclusive de pactuação pela ampliação do tempo integral e de reorganização das escolas.

Dorinha disse ainda que centenas de escolas e creches do país, que muitas vezes são o único espaço público de educação infantil da cidade, estão paralisadas por obras. A parlamentar também ponderou que crianças que não recebem educação infantil na idade correta sofrem grande prejuízo no desenvolvimento neurológico e de formação.

Para a senadora, é preciso garantir orçamento para que essas obras sejam concluídas. Ela lembrou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) reserva recursos especificamente para a educação infantil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)