Plenário aprova projeto que cria Semana de Conscientização sobre a Depressão

Da Agência Senado | 15/03/2023, 20h00

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto que cria a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a ser celebrado anualmente na semana do dia 10 de outubro. A proposição, originada na Câmara dos Deputados, foi aprovada na forma do relatório da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) oferecido à Comissão de Educação (CE) e segue para sanção presidencial.

Autor do PL 2/2020, o deputado Paulo Foletto (PSB-ES) declarou o objetivo de chamar a atenção e debater de forma mais clara a depressão, doença que é conhecida por muitos profissionais da área psiquiátrica como “o mal do século 21”. No mesmo sentido, Zenaide salientou, em Plenário, o agravamento dos índices de depressão como consequência da pandemia de covid-19 e lamentou a resistência de pacientes e familiares a reconhecer os primeiros sintomas da doença.

— Chamar a atenção e dar visibilidade à população da importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento para a depressão é muito importante para a sociedade brasileira como um todo — declarou.

Zenaide Maia ainda citou, em seu relatório, previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que, até 2030, a depressão deverá se tornar a doença mais comum do mundo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)