Ianomâmis: comissão faz novo debate nesta quinta

Da Agência Senado | 14/03/2023, 15h19

A comissão temporária de senadores que acompanha a situação dos ianomâmis marcou uma nova audiência pública para esta quinta-feira (16), a partir das 9h, para debater soluções para a crise. 

Entres os convidados estão o presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Dom Roque Paloschi; o coordenador-geral de meio ambiente da Polícia Federal, Renato Madsen; a coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria-Geral da República, Eliana Torelly.

Também foram convidados Mateus Sanuma, representante da Ipassali Associação Sanuma, e Alberto Brazão Goes, ex-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi).

Instalada para acompanhar, em Roraima, a situação dos ianomâmis e a saída dos garimpeiros de suas terras, a comissão é presidida pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR). O senador Dr. Hiran (PP-RR) é o relator do grupo.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)