Chico Rodrigues chama atenção para imigrantes brasileiros em Portugal

Da Agência Senado | 13/03/2023, 16h57

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) destacou, em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (13), que cerca de 23 mil brasileiros que moram em Portugal enfrentam sérias dificuldades financeiras, o que corresponde a quase 10% dos que lá residem. Segundo o parlamentar, essas pessoas viajaram buscando melhores condições de vida, "estimuladas por notícias falsas", mas acabaram encontrando grandes dificuldades e ficando sem recursos básicos como moradia e alimentação.

Rodrigues foi para Portugal em missão oficial, em janeiro, com o objetivo de investigar pessoalmente a situação dos imigrantes brasileiros. O senador disse ter tido uma extensa agenda com diplomatas e grupos de representantes dos imigrantes, organização de migração das Nações Unidas e representantes da Assembleia Nacional de Portugal, em Lisboa, na cidade do Porto e na cidade de Faro.

De acordo com o parlamentar, há interesse de autoridades do governo português em uma maior parceria estratégica entre os dois países, para atenuar os efeitos da crise recente sobre a economia do país europeu, além da oferta de mão de obra qualificada, assim como o interesse por maiores investimentos brasileiros. Entretanto, o parlamentar ressaltou que há uma morosidade da autoridade portuguesa de imigração, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em viabilizar o trabalho legal dos imigrantes.

— Essa lentidão parece estar em dissonância com a postura do governo de Portugal, favorável à migração de estrangeiros para aquele país. Nesse sentido, há um espaço para nosso governo buscar a superação dessa lentidão por meio de maior interlocução com o governo de Portugal. Há espaço para estimular uma atividade política de Brasília junto ao governo português com o intuito de acelerar o processo de regularização migratória.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)