Dr. Hiran celebra 90 anos do médico legista Genival Veloso

Da Agência Senado | 09/03/2023, 14h19

O senador Dr. Hiran (PP-RR) prestou homenagem, nesta quinta-feira (9), ao médico legista e professor Genival Veloso de França. O médico paraibano fez 90 anos no último dia 4. Durante pronunciamento em Plenário, Dr. Hiran, que foi aluno de Genival, destacou a atuação do profissional à frente da medicina legal e na academia. 

— Paraibano de nascimento, teve uma longa e produtiva carreira no exercício da medicina. Lecionou disciplinas relacionadas à medicina legal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Universidade de São Paulo (USP), entre outras. Também teve uma atividade muito grande na docência no exterior. Escreveu livros sobre direito médico, medicina legal e ética médica. Integra como membro titular a Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social — ressaltou. 

Para o senador, os maiores méritos do médico legista sempre foram o “zelo e diligência” levados em consideração no exercício da medicina. Segundo ele, essas características lhe valeram a estima e a admiração de pacientes, alunos e colegas no Brasil e no exterior. 

Ele fez uma citação do professor português, Duarte Nuno Vieira, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal), sobre Genival, em que ele exalta a forte amizade entre eles:

— "O professor Genival é um professor brilhante, um escritor claro, acadêmico que eu estimo muito, um homem de ideias e convicções. Um profissional solidário com os colegas, um amigo dedicado, um chefe de família carinhoso, um cidadão interventivo, exemplar. Com um otimismo contagiante e salutar e com uma também contagiante vontade de viver" — citou o senador.

De acordo com Dr. Hiran, essa referência feita por Nuno Vieira, médico que também presidiu a Academia Internacional de Medicina e o Conselho Europeu de Medicina Legal, foi feita do alto escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em missão no Marrocos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)