Astronauta Marcos Pontes manifesta preocupação com a gripe aviária

Da Agência Senado | 09/03/2023, 11h55

Em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (9), o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) ressaltou a importância de o governo brasileiro tomar providências em relação à gripe aviária, doença que acomete aves e é provocada pelo vírus influenza A. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu, em janeiro, um alerta sobre surtos da doença em aves de países de quase todos os continentes.

— Além o risco de uma nova pandemia, também temos que lidar com uma realidade concreta, atual, que é a possibilidade que o [vírus] H5N1 chegue ao nosso país pelas asas de aves migratórias. Nos Estados Unidos, ele já foi detectado em todos os 50 estados e já matou ou levou ao sacrifício mais de 58 milhões de frangos e perus. Por aqui, nós temos um plantel de quase 60 milhões de frangos de corte e mais de um milhão de aves de postura. Somos o maior exportador mundial de carne de frango. Não podemos deixar que o vírus chegue as nossas granjas.

O parlamentar destacou que a mortalidade da doença entre as aves ultrapassa 90% e questionou se o Brasil está de fato encarando a ameaça com a seriedade que ela exige. Pontes ressaltou que o caso requer integração e coordenação entre os órgãos competentes, que devem estar mobilizados para agir assim que o vírus atravessar nossa fronteira.

O senador afirmou ter solicitado informações estratégicas ao Ministério da Saúde, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Entre diversos temas, Pontes questionou sobre as medidas que estão sendo tomadas para lidar com as ameaças a saúde humana, sobre o monitoramento de animais silvestres e a vigilância genética de amostras positivas para o vírus e laboratórios responsáveis por tais análises, além do monitoramento das amostras obtidas de animais e pessoas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)