Senado fará sessão especial pelos 100 anos do Hospital Misericórdia de Blumenau

Da Agência Senado | 06/03/2023, 10h41

A passagem dos 100 anos de atividades do Hospital Misericórdia de Blumenau será celebrada pelo Senado, em sessão especial, às 10h da segunda-feira (13). Popularmente conhecida como “Hospital da Vila Itoupava”, a instituição alcançou o centenário de existência em 22 de fevereiro. 

Autor do requerimento para a homenagem, o senador Esperidião Amin (PP-SC) informa que, em 1923, o médico alemão Dr. Alfredo Hoess instalou seu consultório numa estrebaria reformada, que também servia para pequenas cirurgias. Naquela época, diz o senador, o distrito de Itoupava Rega Central, hoje Vila Itoupova, tinha aproximadamente mil moradores e era o centro das divisas dos municípios de Jaraguá do Sul, Pomerode, Massaranduba (então pertencente a Blumenau), Luís Alves e Gaspar. 

“Por causa das grandes distâncias, reuniram-se lideranças da comunidade para planejar a construção de um hospital na região. Para percorrer a distância de Vila Itoupava até o centro de Blumenau, no hospital mais próximo, gastavam-se 4 horas de carroça e, de Massaranduba, precisavam de 12 horas de carroça”, afirma Amin. 

De acordo com o senador, após várias reuniões com os moradores, decidiu-se fundar a Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava. Para arrecadar recursos, foram emitidos títulos de contribuição nos valores de 50.000 réis e 100.000 réis, que correspondiam ao valor venal de uma boa vaca leiteira. Conforme Amin, em 1923, iniciou-se a construção do hospital, em estilo enxaimel, que existe até hoje, tombada pelo Patrimônio Histórico de Blumenau e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

A entidade é administrada pela Associação Hospitalar Beneficente Misericórdia de Vila Itoupava, sem fins lucrativos, e atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O senador afirma ainda, no requerimento, que a instituição tem recebido expressivo investimento para modernização de seu parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de ponta. E mantém serviços de anestesiologia, cirurgia plástica e estética, cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, cirurgia de varizes, otorrinolaringologia, proctologia, ginecologia, exames de imagens e pronto atendimento. O hospital também é referência em saúde mental e cirurgias de baixa e média complexidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)