Paim: reconstrução do país passa pela igualdade salarial entre homens e mulheres

Da Agência Senado | 06/03/2023, 15h51

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou, em pronunciamento nesta segunda-feira (06), o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Para o parlamentar, a reconstrução do Brasil passa pela aprovação de igualdade salarial entre homens e mulheres. Segundo ele, essa desigualdade chega a 70% e é um “primitivismo social que precisa ser banido”.

Além da diferença salarial, o parlamentar chamou atenção para o desemprego, violência, feminicídio e preconceito. Paim ressaltou o quão difícil e persistente tem sido a luta das mulheres para se afirmarem em uma sociedade que cada vez mais avança em seu “ranço machista, discriminatório e preconceituoso”:

— Até quando vamos permitir tanto descaso, tanta ignorância contra a mulher brasileira? Dizer frases machistas, contar piadas, menosprezar, rebaixar, compartilhar em redes sociais. Tudo isso contribui para a violência contra a mulher.

O senador destacou a importância de aprovar matérias sobre o tema e citou projeto de sua autoria que dispõe sobre medidas para assegurar a igualdade salarial entre os sexos e institui o Dia Nacional da Igualdade Salarial (PL 1.372/2021). Ele também destacou proposta que reserva uma vaga para candidaturas femininas quando da renovação de dois terços do Senado (PL 1.333/2021) e projeto que assegura que as audiências públicas tenham a participação mínima de 25% das mulheres (PRS 51/2021), ambos de sua autoria.

Paim ainda elogiou o trabalho da bancada feminina da Casa, a qual classificou como exemplar na defesa por igualdade, justiça, reconhecimento e respeito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)