Senado celebra Dia Internacional da Mulher e Marco da Primeira Infância na terça-feira

Da Agência Senado | 02/03/2023, 09h19

O Senado fará sessão especial às 10h da terça-feira (14 de março) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A cerimônia também lembrará o Marco Legal da Primeira Infância, cuja lei foi promulgada em 8 de março de 2016 (Lei 13.257) e segue o mesmo sentido de defesa dos direitos humanos fundamentais. 

Autora da solicitação para a solenidade, a senadora Leila Barros (PDT-DF) observa que o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas em 1975, num contexto histórico de lutas feministas por melhores condições de vida e de trabalho. De acordo com Leila, o objetivo da celebração anual é manter vivas nas memórias as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, a despeito de diferenças ou divisões culturais e étnicas. 

Já o Marco Legal da Primeira Infância, diz a senadora, é uma resposta aos avanços científicos que comprovaram que os primeiros anos de vida são os mais estruturantes na formação do ser humano. 

“Apesar dos grandes feitos advindos das manifestações femininas, ainda há muito a percorrer no caminho da igualdade, nos mais diversos setores. A busca pelo fortalecimento das mulheres no espaço político e pela ampliação da presença feminina nos espaços de poder e decisão deve ser constante, rumo ao almejado e justo equilíbrio no protagonismo social. Já o Marco Legal da Primeira Infância representa uma inovação internacional na construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, ressalta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)