Grupo parlamentar Brasil-Israel elege presidente e vice nesta terça-feira

Da Agência Senado | 24/02/2023, 11h04

O grupo parlamentar Brasil-Israel definirá seus integrantes e elegerá presidente e vice-presidente na terça-feira (28), às 14h. Será a primeira reunião do colegiado, agendada para acontecer na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa. Na ocasião, os parlamentares também vão discutir os termos do regulamento interno do colegiado. 

Instituído pela Resolução 35/2019, o serviço de cooperação interparlamentar tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países, bem como contribuir para a análise, a compreensão, o encaminhamento e a solução de problemas.  

O requerimento de criação foi assinado pelo senador Chico Rodrigues (PSB-RR) e pelo então senador Roberto Rocha, que concluiu o mandato em janeiro de 2023. No documento, eles observam que as relações entre os dois países são tradicionalmente marcadas pela cordialidade e por uma agenda bilateral positiva desde o estabelecimento do Estado de Israel, em 1947. Os parlamentares lembram que, naquela ocasião, o chefe da delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixador Osvaldo Aranha, apoiou a divisão da Palestina para a criação do Estado de Israel. Desde então, Brasil e Israel mantêm relações diplomáticas plenas nos níveis político e empresarial. Entre outras áreas, os autores do requerimento apontam que Israel “é um importante parceiro estratégico do Brasil nos setores de defesa e de ciência e tecnologia. O país é reconhecido também por sua excelência em biotecnologia, engenharia, tecnologia da informação e segurança cibernética”. 

A decisão de participar do grupo parlamentar cabe a cada congressista. Também já aderiram ao colegiado os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Alan Rick (União-AC), Damares Alves (Republicanos-DF), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (PSDB-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Plínio Valério (PSDB-AM), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Rogério Marinho (PL-RN), e Professora Dorinha (União-TO), bem como deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)