Explosão em Beirute, no Líbano, é tema de exposição no Congresso

Da Comunicação Interna | 15/02/2023, 11h49

A exposição "Beirute: o caminho dos olhares", do fotógrafo libanês Dia Mrad, foi inaugurada nessa terça-feira no Salão Negro do Congresso. A mostra reúne fotos sobre a explosão no Porto de Beirute, em agosto de 2020, quando um armazém que guardava ilegalmente nitrato de amônia explodiu, deixando mais de 200 mortos e uma grande destruição na cidade. As fotos revelam como os silos de grãos ao redor do epicentro serviram de escudo e evitaram uma tragédia ainda maior.

De acordo com a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, dar visibilidade à tragédia é uma forma de auxiliar as famílias atingidas que ainda buscam por justiça. Para ela, a mostra conscientiza as autoridades sobre a destruição da capital libanesa.

— A explosão destruiu o coração da nossa capital cultural, histórica e econômica. Essa exposição compartilha o que houve naquele dia e conscientiza autoridades sobre a magnitude do desastre — disse.

Neto de imigrantes libaneses, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi um dos articuladores da exposição. Para o parlamentar, que integrou a missão brasileira ao Líbano após a tragédia, a exposição reforça os laços entre os dois países.

— O Brasil foi o segundo país a chegar a Beirute após a explosão, atrás apenas da França. Eu estive com a delegação brasileira e, logicamente, nos levaram para ver ao vivo muitas das imagens aqui retratadas. O que me marcou muito foi uma tenda com uma fila enorme de pessoas entrando e saindo rapidamente. Eram voluntários libaneses que queriam ajudar na reconstrução. Esse é o espírito do povo libanês, conhecido como "fênix do Oriente", por ter superado outras tragédias e questões políticas — exaltou.

A exposição pode ser visitada nos dias úteis até 10 de março, das 9h às 17h, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Líbano Senador Nelsinho Trad