Kajuru alerta: país precisa crescer, mas juros 'na estratosfera' inibem atividade

Da Agência Senado | 08/02/2023, 17h41

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) defendeu em pronunciamento nesta quarta-feira (8) a retomada urgente do crescimento econômico, necessário para melhorar a condição de vida da população brasileira. O parlamentar destacou, porém, que nossa taxa juros é a maior do mundo, e esse seria o grande obstáculo à reativação da economia, já que o Banco Central fixou a Selic, taxa básica de juros, em 13,75%, mais que o dobro da inflação prevista para o ano.

O líder do PSB ressaltou, ainda, que a atividade econômica está em trajetória decrescente e que a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) não passa de 1%, inferior aos 3% esperados para 2022.

Para Kajuru, o mercado trata muito da política fiscal e dos gastos do governo, mas discute pouco o custo da política monetária para as finanças públicas. Ele ressaltou que mais de 50% do orçamento federal é destinado ao pagamento de juros e da dívida crescentemente pressionada pela taxa Selic em níveis estratosféricos. O senador disse ter dúvida se o caminho para a retomada da economia passa pela manutenção da maior taxa de juros do mundo, “a pretexto de controlar a inflação, supostamente com expectativa de alta por causa do risco fiscal”.

— Mesmo em níveis altíssimos, as taxas básicas de juros não têm evitado seguidas elevações nas projeções de inflação, mas seguem fazendo a alegria dos rentistas e inviabilizando os investimentos para aumentar a capacidade produtiva do país. Creio que é nosso dever buscar respostas para uma pergunta inevitável: o que o Brasil como um todo tem a ganhar com esse quadro de juros elevados, inflação com tendência de alta e perspectiva de crescimento em baixa? —  questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Jorge Kajuru