Agência Senado completa 26 anos de notícias

Da Agência Senado | 27/01/2023, 17h58

A Agência Senado completa 26 anos de notícias dedicadas ao Parlamento neste domingo (29). O portal Senado Notícias é o principal produto da Agência para a população. A agência de notícias pratica um jornalismo público e pluralista, com compromissos claros em relação à democracia e suas instituições.

Vinculada à  Secretaria de Comunicação Social do Senado, a Agência foi criada em 1997, sendo um dos primeiros canais de notícias do setor público na internet. Desde então, faz a cobertura jornalística e fotojornalística de todas as atividades legislativas do Senado e do Congresso, contribuindo para a transparência pública.

Além da Reportagem e da Fotografia, também são essenciais para as atividades da Agência setores como Apoio Administrativo, Arte, Edição e Audiovisual, com equipes compostas por funcionários efetivos, terceirizados e comissionados.

A missão de todos que trabalham na Agência é produzir e entregar à sociedade informação jornalística sobre a atividade legislativa e o funcionamento do Senado e do Congresso, com o objetivo de contribuir para o exercício da cidadania e para o fortalecimento da democracia. 

O Portal Senado Notícias também publica conteúdos jornalísticos produzidos pela Rádio Senado e pela TV Senado, além de informações institucionais de interesse público e, ainda, reportagens especiais.

Alcance

Em 2022, a Agência totalizou 54,2 milhões de pageviews, sendo 31 milhões de usuários únicos, configurando aumento de quase 50% em comparação a 2021. As 10 matérias mais acessadas somam 5,8 milhões de visualizações. Também em 2022, o conteúdo da Agência foi copiado mais de 775 mil vezes, com média de mais de 2 mil reproduções por dia.

A coordenadora da cobertura da Agência Senado, Sheyla Assunção Tibúrcio, comemora o crescimento do número de pessoas que acessam o noticiário produzido.

— O diferencial da Agência Senado é o que chamamos de 'cobertura universal', porque o leitor pode acompanhar tudo o que ocorre no Plenário e nas comissões, o que o parlamentar diz, o que foi votado, o que foi adiado, a informação oficial e completa sobre a atividade legislativa. A cada ano, os números comprovam que o nosso alcance aumenta porque o público leitor sabe que é uma fonte confiável de informação. No ano passado, ultrapassamos os 50 milhões de acessos e a nossa meta é ampliar em mais de 10% até o final deste ano — explica Sheyla.

O coordenador-geral da Agência, Silvio Burle, destaca a importância da comunicação pública.

— Com a volta do trabalho presencial, as comissões e o Plenário devem retomar o volume de atividades de antes da pandemia, o que exige ainda mais foco e esforço da equipe. Sem falar na importância do nosso trabalho para mostrar que o Senado e o Congresso, instituições centrais da democracia, seguem funcionando plenamente, apesar do que ocorreu no dia 8 de janeiro — afirma Silvio.

Jubileu de prata

No ano passado, ao completar 25 anos, a Agência promoveu diversas atividades especiais, como a série de webstories sobre a cobertura de temas de destaque nestas mais de duas décadas de notícias.

Na comemoração do jubileu de prata da Agência em 2022 também foi promovida a exposição 25 anos de imagens, sons e histórias e outras matérias especiais sobre a Agência.

Coberturas especiais

As grandes coberturas dos últimos anos mostram a pluralidade do jornalismo da Agência: todas as atividades da CPI da Pandemia em 2021, as Eleições de 2022 e a posse de Lula e Alckmin e os ataques antidemocráticos, em 2023. Desde sua criação, a Agência cobriu todas as cerimônias de posse presidencial e todas as eleições.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)