Sai o resultado final do concurso para diversos cargos no Senado

Da Redação | 16/01/2023, 20h45 - ATUALIZADO EM 17/01/2023, 11h50

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso do Senado, divulgou na noite de segunda-feira (16) o resultado final do concurso do Senado. A lista de aprovados, por cargo e ordem de classificação, está no site da instituição. 

O edital do concurso, lançado em agosto de 2022, ofereceu um total de 1.002 vagas, sendo 980 para formação de cadastro de reserva e 22 para preenchimento imediato: analista legislativo (11), policial legislativo (7), consultor legislativo (2), advogado (1) e taquigrafia (1). As vagas para analista legislativo se destinam às especialidades administração, arquivologia, assistência social, contabilidade, enfermagem, engenharia eletrônica e telecomunicações, engenharia do trabalho, processo legislativo, informática legislativa — análise de sistemas e informática legislativa — análise de suporte de sistemas. 

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, explicou que foi divulgado somente o resultado de parte do concurso, referente às vagas que exigiram apenas uma etapa no certame, como analistas de processo legislativo e de administração. Já aqueles que concorrem para cargos de policial legislativo, consultor legislativo, advogado e taquígrafo ainda passarão por nova etapa. De acordo com Ilana, a homologação do concurso e o chamamento dos aprovados serão feitos "em breve".

— A partir da homologação, fica faltando somente a última etapa, que é convocar os concursados aprovados, o que faremos muito em breve. Esse concurso era uma necessidade do Senado. Estamos muito alegres de saber que estamos chegando ao fim dessa questão. Nos exigiu muito esforço, mas estamos satisfeitos de saber que muito em breve teremos colegas servidores públicos aqui, no nosso Senado Federal — comemorou Ilana.

O concurso registrou 83.059 inscrições para todos os cargos. As provas objetivas foram aplicadas em 6 de novembro nas capitais e no Distrito Federal. Junto com as provas objetivas, os candidatos a policial legislativo e analista legislativo fizeram as provas discursivas. Em 27 de novembro foram aplicadas as provas discursivas para consultor legislativo e advogado.

O resultado da prova discursiva para as diversas especialidades de analista legislativo foi publicado em 30 de dezembro. Após as análises de eventuais recursos, os candidatos foram convocados para a prova de títulos e avaliações específicas como as biopsicossociais e de heteroidentificação.

Mais etapas

No caso do concurso para a taquigrafia, também há uma prova prática. Na disputa pelas vagas de policial legislativo, há a aplicação de exames de sanidade física e mental, teste de aptidão física, exame psicotécnico, sindicância quanto à vida pregressa e uma investigação social.

O concurso tem validade de dois anos após a homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senado Federal Servidores públicos