Senado trabalhará mesmo em meio aos destroços, diz Veneziano

Da Agência Senado | 09/01/2023, 21h24

Em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os 27 governadores, nesta segunda-feira (9), o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), afirmou que os todos os senadores “são uníssonos” ao condenar os ataques às sedes dos Três Poderes no último domingo (8).  Ele reafirmou o compromisso do Senado de garantir que atos dessa natureza não fiquem impunes e garantiu que os senadores  trabalharão, mesmo em meio aos destroçosdeixados por vândalos inconformados com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial do ano passado:

— O Senado se reunirá amanhã, mesmo sem portas, mesmo em meio aos destroços, para debater e deliberar o decreto apresentado pela chefia do Executivo. Nós não nos ajoelharemos. Nós não nos quedaremos, como de fato não nos quedamos. Esse gesto tem simbolismos extraordinários, não dimensionáveis, e precisa ser reverberado dia a dia junto àqueles que nós representamos.

 A reunião foi convocada pelo presidente Lula como forma de resposta aos ataques antidemocráticos ocorridos durante a invasão da Praça dos Três poderes por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda na noite de domingo, os governadores se reuniram em videochamada para tratar dos ataques.

No encontro, tanto os governadores quanto o presidente Lula repudiaram os atos violentos. Governadores classificaram a ação como "terrorista". Lula apontou negligência da Polícia do Distrito Federal e disse que as investigações levarão aos financiadores do atentado aos Três Poderes. Os participantes também pediram união da classe política, independentemente da posição ideológica, para defender a democracia.

Participaram igualmente da reunião a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; o presidente da Câmara, Arthur Lira; o procurador-geral da República, Augusto Aras; prefeitos; ministros, entre eles o da Justiça, Flávio Dino; e o presidente da Frente Nacional de prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Democracia Estados Vandalismo