Senado aprova Semana Nacional de Retiros Culturais

Da Agência Senado | 21/12/2022, 18h35

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de lei que institui a Semana Nacional de Retiros Culturais (PL 509/2020). Ela será dedicada a eventos da cultura cristã, como encontros de orações, seminários e shows. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

A Semana coincidirá com os dias do Carnaval, entre a sexta-feira e a Quarta-Feira de Cinzas. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), autora do projeto, afirmou ter se inspirado na tradição de retiros culturais do seu estado.

“No Maranhão, o retiro se consolidou no calendário de eventos oficiais, proporcionando à comunidade um momento ímpar de expressão da fé cristã. O evento possui destacado papel social, pois promove o acolhimento de jovens que escolheram dedicar os dias do feriado à partilha de experiências e emoções de louvor. Promove o convívio comunitário, o fortalecimento de laços de amizades e lições de respeito, humildade, doação e amor ao próximo”, explicou em sua justificativa para o projeto.

A relatora, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), avaliou que o projeto tem mérito porque reconhece uma expressão cultural comum no país inteiro. 

— Quando fizemos as pesquisas relativas ao projeto, vimos o quanto já acontecem em várias partes do país eventos como esse no período de Carnaval. O principal motivo apontado para o êxito é que são uma alternativa para os evangélicos que querem fugir das festas carnavalescas para buscar crescimento espiritual e crescimento bíblico — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)