Daniella Ribeiro faz apelo para o retorno da operação Carro-Pipa

Da Agência Senado | 13/12/2022, 21h23

A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) fez um apelo ao governo federal para que retorne com a operação Carro-Pipa que, mais uma vez será suspensa no Nordeste, por falta de recursos.  Financiada pelo exército brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Carro-Pipa leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos.

Segundo a senadora, esse serviço, essencial para as famílias nordestinas, começará a ser suspenso a partir desta quarta-feira (14) e o processo será concluído na próxima sexta-feira(16). Daniella ressaltou que se tornou “vergonhosamente recorrente” o apelo pela situação de vulnerabilidade hídrica do povo do Nordeste.

— No dia 25, foi publicada uma Portaria no Diário Oficial da União, anunciando a abertura de crédito complementar, em favor do MDR, no valor de 21,4 milhões para normalizar a Operação. No dia 8 de dezembro, o Diário Oficial da União publica lista de municípios beneficiados. Agora vamos para a vida real. Muitos municípios sequer receberam os recursos. Dos 140 municípios paraibanos, 130 ainda aguardam a chegada desses recursos — registrou.

A parlamentar destacou que as famílias nordestinas estão sofrendo com a falta de água para matar a sede. Ela ainda registrou que vai lutar “até o fim” pelo retorno da Operação Carro-Pipa. “Não podemos, de forma alguma, ser coniventes com tamanho descaso à vida humana, disse

— Todos aqui sabem da nossa triste história. Não temos tempo a perder. A água não é só um direito, é saúde, é sobrevivência, são vidas sendo ameaçadas e nós, representantes desse povo, temos que dar as mãos e resolver essa verdadeira tragédia anunciada — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)