Nelsinho Trad é eleito para comissão do Parlasul

Da Agência Senado | 12/12/2022, 16h09

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito como um dos integrantes da Comissão Temporária de Acompanhamento do Acordo de Associação Mercosul-União Europeia (CTAMU) do Parlasul. Como diz o nome do colegiado, o objetivo da comissão é acompanhar as negociações entre os blocos comerciais. O grupo foi instalado nesta segunda-feira (12), durante reunião remota da Mesa Diretora do Parlasul.

Doze parlamentares, sendo três de cada país (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), vão estudar o acordo e acompanhar os atos dos governos dos países do Mercosul e da União Europeia relacionados à etapa de revisão técnica. A comissão também vai promover as relações com os parlamentos nacionais e com as organizações parlamentares internacionais dos blocos. Mercosul e União Europeia respondem, juntos, por aproximadamente 25% do PIB mundial e representam um mercado de 780 milhões de pessoas.

— Após 20 anos de negociação, ambos assinaram um acordo de livre comércio em 2019. Um marco histórico na relação entre as duas regiões que abrange questões tarifárias e regulatórias como serviços, compras governamentais, facilitação do comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual — explicou o senador Nelsinho Trad, por meio de sua assessoria.

Na avaliação do parlamentar, que é chefe da representação brasileira no Parlamento do Mercosul, “o acordo tem tudo para avançar e nós vamos fazer todos os esforços para tirar isso do papel em benefício econômico do Brasil, dos países do Mercosul e europeus”. Os outros dois integrantes brasileiros da comissão são os deputados Celso Russomano (Republicanos-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), que vai presidir o grupo. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)