Comissão de Transparência debate pesquisas eleitorais nesta segunda

Da Agência Senado | 12/12/2022, 09h39

A metodologia das pesquisas eleitorais de intenção de voto será o tema da reunião extraordinária desta segunda-feira (12) da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), marcada para 14h30.

Realizada a partir de requerimento do senador Carlos Portinho (PL-RJ), a reunião tem o objetivo de reunir representantes dos principais institutos de pesquisa do país, cientistas políticos e outros especialistas na área.

Já confirmaram presença na reunião os seguintes convidados: Andrei Roman, CEO da AtlasIntel; José Luiz Soares Orrico, diretor da Futura Inteligência; Paulo Kramer, cientista político; e Fábio Gomes, sociólogo e especialista em pesquisas.

Os seguintes convidados ainda não haviam confirmado presença até a manhã desta segunda-feira: Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Rodolfo Costa Pinto, sócio-diretor e coordenador do site de notícias Poder360; Felipe Nunes, diretor da Quaest; Erinaldo Aparecido Patrício, diretor de pesquisas e análise e investigação de mercado do Instituto Brasmarket; e Antonio Lavareda, diretor do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

Foram convidados, mas comunicaram a impossibilidade de comparecer: Duilio Novaes, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep); Marcia Cavallari Nunes, CEO do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica); Luciana Chong, diretora do Datafolha; Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa e FSB Inteligência; Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas; e Marcelo Souza, diretor do MDA Pesquisas.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)