Nelsinho Trad homenageia os 120 anos da Organização Pan-Americana da Saúde

Da Rádio Senado | 30/11/2022, 20h18

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) registrou a homenagem feita no Senado aos 120 anos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ele elogiou a presença, no Plenário da dra. Socorro Gross, representante da entidade no Brasil, e do dr. Jarbas Barbosa, sanitarista brasileiro que foi eleito pelos países das Américas para dirigir a Opas pelos próximos cinco anos.

O parlamentar disse que a organização vem trabalhando desde 1902 para a promoção da saúde e do bem-estar dos povos americanos e liderou esses países na erradicação da varíola e da poliomielite e na eliminação da transmissão do sarampo, da rubéola e do tétano neonatal. Além disso — ressaltou Nelsinho — ajudou as Américas a alcançar um aumento de 30 anos na expectativa média de vida e a reduzir a mortalidade infantil, além de expandir a cobertura de saúde entre as populações em situação de pobreza e vulnerabilidade.

— Na pandemia da covid-19, a Opas trabalhou fornecendo testes e vacinas, capacitando profissionais de laboratório e de saúde, coletando e analisando dados para uma melhor tomada de decisão e ação nos países. Adquiriu e entregou cem milhões de doses de vacina contra a covid-19 para mais de 30 países nas Américas, bem como US$292 milhões em medicamentos para cuidados intensivos, equipamentos de proteção individual e testes de diagnóstico — relembrou

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)