Liberação de dinheiro para instalação de Caixa Cultural em Porto Alegre avança

Da Agência Senado | 30/11/2022, 13h07

Projeto que abre crédito especial no valor de R$ 20 milhões em favor da Caixa Econômica Federal, do Banco da Amazônia S.A (Basa) e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) avançou nesta quarta-feira (30). Aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), o PLN 31/2022 segue para votação em sessão conjunta do Congresso.

O PLN propõe atender a solicitação da Caixa (que deve receber 92,6% dos recursos), para a instalação da Caixa Cultural em Porto Alegre. No que se refere ao Basa (5,8% dos recursos), o crédito permitirá a expansão da rede de atendimento no Pará, Rondônia e Tocantins, passando a atuar em quatro novos municípios. Por fim, o crédito em questão possibilitará à  Emgepron (1,6% dos recursos) adquirir uma câmara climática de alta e baixa temperatura, que possibilitará a execução de ensaios especificados em normas nacionais e internacionais de produção e venda de munições.

A proposta recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado João Maia (PL-RN). O texto foi lido pelo deputado Beto Pereira (PSD-MS).

Na exposição de motivos, o Executivo esclarece que "os créditos solicitados pela Caixa e pelo Basa não geram impacto no resultado primário da União, pois são excluídas do cálculo, por serem instituições financeiras; o crédito solicitado para a Emgepron, embora gere impacto fiscal negativo de R$ 310 mil, é compatível com a meta de resultado primário estabelecida pela lei de diretrizes orçamentárias em vigor (LDO 2022)".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: