Lasier critica a PEC da Transição

Da Agência Senado | 23/11/2022, 20h18

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) criticou em pronunciamento nesta quarta-feira (23) a PEC da Transição, sugerida pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião do parlamentar, o novo governo pode colocar a perder vários avanços experimentados pelo Brasil nos últimos anos.

Segundo o senador, as primeiras declarações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva têm causado “apreensão e medo” nos mercados e na população brasileira. Ele ressaltou que os mercados já reagiram com a alta do dólar e juros futuros.

— Além de deixarmos um superávit fiscal este ano de 0,6% do PIB, para ter um déficit de 2% em 2023, corremos o risco de não ver ir adiante a abertura de mercados com a atração de pesados investimentos privados, e a suspensão da venda de estatais, que poderiam fechar as torneiras de prejuízos e tornar serviços públicos mais eficientes, além de estimular a competitividade da economia — disse Lasier.

Ele lamentou o que considera uma condenação da estabilidade fiscal, “com aceno a uma gastança desenfreada em nome de uma retórica prioridade pelo social”. O representante do rio Grande do Sul acha que esse descontrole de gastos vai acabar penalizando as classes menos favorecidas, com mais inflação, juros altos e desemprego:

— A PEC da transição, se for mantida, será uma licença para o país se endividar além do seu PIB anual. Se ela vigorar, nos quatro anos do governo, irá consumir nesse período mais do que a reforma da previdência economizar em dez anos ­­— alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)