Liana Chaib é aprovada no Plenário para o cargo de ministra do TST

Da Agência Senado | 22/11/2022, 19h49

O Plenário do Senado aprovou, com 60 votos a 2 (e duas abstenções), a indicação da juíza trabalhista Liana Chaib (MSF 72/2022) para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A sabatina ocorreu na parte da manhã, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, nasceu em Teresina (PI), em 1961. Ela é doutora em direito constitucional e desembargadora desde 2001. O relator da indicação foi o senador Marcelo Castro (MDB-PI). 

— Eu tive a honra de relatar o nome da doutora Liana Chaib para ministra do Tribunal Superior do Trabalho. É uma das pessoas mais qualificadas do direito e justiça do estado do Piauí. Ela vem de uma geração de juristas, seu pai foi um dos maiores juristas do nosso estado, Jorge Azar Chaib — afirmou Marcelo Castro no Plenário.

A juíza já foi desembargadora-presidente, desembargadora vice-presidente e corregedora do seu atual tribunal. Também no TRT, foi vice-diretora da Escola Judicial. Ela vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva.

— Encontra-se diante de vossas excelências uma mulher piauiense, nordestina, uma mulher brasileira, uma juíza cujas decisões sempre foram permeadas pela sensibilidade e pela visão femininas, uma magistrada que, ladeada pelas seis ilustres ministras e pelos demais respeitáveis ministros que compõem o Tribunal Superior do Trabalho, de tudo fará para manter em alta a qualidade e a quantidade das decisões daquela corte; uma mulher que acredita na Justiça não como um favor que se faz, mas como um dever que se cumpre — disse Liana na sabatina.

Ela também afirmou na ocasião que vai continuar na busca da justiça social e inclusiva de trabalhadores, empresários e produtores:

— Estou convicta dos desafios que enfrentarei, seja em relação ao elevadíssimo número de causas que deságuam no Tribunal Superior do Trabalho diariamente, seja em relação à complexidade das questões contidas nessas demandas, que espelham em total medida as multifacetadas necessidades provenientes da sociedade em constante transformação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Juízes Tribunal Superior do Trabalho