Senado está presente no retorno da Bienal do Livro Bahia a Salvador

Da Redação | 09/11/2022, 13h01

O Senado Federal participa da 5ª edição da Bienal do Livro Bahia, a ser realizada entre os dias 10 e 15 de novembro de 2022, no Centro de Convenções Salvador. O evento retorna após nove anos. A Livraria do Senado leva à capital baiana mais de 100 títulos de seu catálogo, que inclui desde publicações sobre legislações a obras clássicas relacionadas à História do Brasil, lançadas pelo seu Conselho Editorial. Todos os livros serão vendidos a preço de custo.

Entre as obras disponíveis no estande da Livraria do Senado, o destaque fica com uma edição em quadrinhos do Estatuto da Igualdade Racial que, de forma simplificada e direta, ajuda a mostrar a realidade racial do país. Utilizando a linguagem dos jovens e a força das ilustrações para traduzir em desenhos, números e palavras os pontos principais da legislação, o Estatuto da Igualdade Racial em Miúdos demonstra o fruto de debates democráticos e lutas de movimentos sociais que foram assimilados pelo Poder Legislativo. Editada em parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG), o livro reforça o intuito da série Em Miúdos, que é de fomentar a leitura, o pensamento crítico e a consciência social desde a infância. A coleção contém ainda a Constituição, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Maria da Penha, sempre de forma divertida e com linguagem informal.

O visitante poderá adquirir as versões atualizadas da Constituição Federal e de diversas leis brasileiras, além de recentes lançamentos, como A Infanta Carlota Joaquina, de Chrysanthème, e os livros históricos A Politização nas Ruas: Projetos de Brasil e ação política nos tempos de regências, de Marcello Basile; Para além da Ilicitude: o cotidiano de pessoas comuns a partir de documentos da Inquisição portuguesa, de Ronaldo Manoel Silva; e Vozes do Brasil: a Linguagem Política na Independência, organizado por Heloisa Starling e Marcela Telles Elian de Lima. Os três últimos fazem parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.

Escritoras do Brasil

A Infanta Carlota Joaquina, escrito na década de 1930 por Cecília Moncorvo Bandeira de Mello Rebello de Vasconcellos — que usava o pseudônimo de Chrysanthème —, é um romance histórico que desconstrói a imagem de megera. Por décadas, Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830), esposa de D. João VI e rainha consorte do reino de Portugal, foi retratada como "devassa e conspiradora". No entanto, a obra apresenta uma Carlota Joaquina diferente do imaginário popular: uma mulher além de seu tempo, mas incapaz de suplantar o poder patriarcal que a mantinha aprisionada, paralisada e silente. 

O livro é o nono volume da coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal e que busca divulgar o trabalho intelectual de escritoras brasileiras de escassa ou nenhuma presença nos cânones literários, valorizando, assim, as atividades, a produção e o pensamento da mulher na construção da história do Brasil. Também visa preencher uma enorme lacuna na produção editorial no que se refere à publicação de autoras brasileiras, continuamente esquecidas pela divulgação e estudos literários.

Bienal 

Entre 1996 e 2013, quando era regularmente realizada a cada dois anos, mais de 2 milhões de pessoas passaram pela Bienal do Livro Bahia. A edição de 2022 terá mais de 150 expositores e programação cultural com participação de 100 autores e personalidades convidados. 

Livraria do Senado

Com mais de 50 anos de existência, a Livraria do Senado tem como missão disseminar o conhecimento e promover a democracia por meio de livros impressos e digitais publicados pelo Senado Federal. Compromissada com o interesse público, a livraria oferece obras a preço de custo com frete grátis pelo site http://livraria.senado.leg.br e oferece a maior parte de seu acervo gratuitamente em formato digital. O catálogo tem sido constantemente ampliado com obras sobre Direito, Legislação, História e Literatura. Conheça, também, o perfil @livrariadosenado no Instagram: http://www.instagram.com/livrariadosenado.

Senado Federal na Bienal Bahia do Livro 2022

Data: 10 a 15 de novembro de 2022
Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio, Salvador)
Dias 10, 11 e 14 de novembro: das 9h às 21h
Dias 12, 13 e 15 de novembro: das 10h às 22h
Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda no site http://www.bienaldolivrobahia.com.br ou na bilheteria do local

Site da Livraria do Senado: http://livraria.senado.leg.br
Perfil da Livraria do Senado no Instagram: http://www.instagram.com/livrariadosenado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)