Guaracy quer aumentar pontuação de CNH de motoristas profissionais

Da Rádio Senado | 09/11/2022, 20h22

Em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (9), o senador Guaracy Silveira (PP-TO) defendeu projeto dele que aumenta a pontuação que pode levar à cassação da carteira nacional de habilitação (CNH) dos motoristas profissionais. Atualmente, quem somar 40 pontos perde o documento. Pelo PL 2.720/2022, esse limite passa para 120.

Guaracy Silveira justificou seu projeto sob o argumento de que os motoristas profissionais trafegam entre 100 e 150 mil quilômetros ao ano. Quem dirige pelas cidades, continuou o senador, percorre, anualmente, entre 10 e 12 mil quilômetros, mas pode somar até 20 pontos na CNH. Esses números mostram a desproporção existente nas regras atuais, concluiu.

— É demais? Não é, não! É até pouco! Porque existe multa de veículo, multa de via e multa pessoal. Quando somamos muitas vezes uma lanterna quebrada, um para-brisa trincado, tudo isso são penalidades para as pessoas que trabalham na base de 15 a 18 horas por dia. Então, é mais do que justo que nós tenhamos a sensibilidade de entendermos as dificuldades dos nossos irmãos da estrada — disse.

Manifestações pós-eleições 

O senador Guaracy Silveira finalizou seu pronunciamento com críticas aos veículos de comunicação que classificam de antidemocráticos os atos de brasileiros que pedem transparência eleitoral.

Segundo ele, esses manifestantes protestam "pacificamente nas ruas, empunhando apenas bandeiras do Brasil".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)