Guaracy quer regulamentar voto em trânsito para caminhoneiros e tripulantes de embarcações

Da Agência Senado | 08/11/2022, 20h36

Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (8), Guaracy Silveira (Avante-TO) destacou que apresentou um projeto (PL 2.696/2022) que regula o voto de caminhoneiros, aeronautas, tripulantes de embarcações e navios. Segundo o senador, o projeto tem como objetivo diminuir o índice de abstenção e garantir o direito ao voto a mais de 3,5 milhões de trabalhadores.

— O nosso projeto visa a que a Justiça Eleitoral promova um meio para que todos os nossos irmãos caminhoneiros, que os trabalhadores do volante que transportam o progresso do Brasil, possam votar onde estiverem no dia da eleição — disse.

Ele ressaltou que são muitos os trabalhadores que não conseguem exercer o direito de voto, já que não sabem onde vão estar no dia das eleições. Ele também observou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai ter que se modernizar para possibilitar isso aos trabalhadores, de votar onde estiverem. “Não é lícito ou não é justo que tanta gente seja privada do seu direito de voto”, disse.

— Nós entendemos bem que eles desejam votar, mas, hoje, o regulamento, diz que a pessoa tem que se inscrever onde vai votar. Só Deus sabe onde estaremos daqui a um dia! Como é que um caminhoneiro, um piloto, um navegador vão saber onde estarão? Então, tem que ser de modo que, onde ele estiver, ele possa exercer o sagrado direito de voto. E são de três milhões e meio a quatro milhões de pessoas que têm esse direito cerceado, obstruído. Então, este Senado e a Justiça Eleitoral simplesmente vão fazer um ato de justiça dando a eles o direito de votar — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)