Chico Rodrigues sugere que equipe de transição avalie criação do Ministério da Amazônia

Da Rádio Senado | 08/11/2022, 19h30

Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Chico Rodrigues (União-RR) aproveitou o período de transição entre o governos do presidente Jair Bolsonaro e o do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para sugerir a criação do Ministério da Amazônia.

Na opinião dele, neste momento de mudança, em que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, a medida daria ao país uma instituição com poder político e de intervenção, dotada de dinheiro e de pessoal, para promover ações que garantirão o desenvolvimento econômico da Amazônia, sem descuidar da preservação ambiental e do respeito à diversidade social existente na região.

Por suas peculiaridades, disse Chico Rodrigues, a Amazônia exige um tratamento diferenciado, que leve em conta a sua complexidade. Ele chamou a atenção para o fato de que, numa área que representa 60% do território do país, vivem 30 milhões de brasileiros, muitos dos quais privados de acesso à água potável, justamente numa região que contém 20% da água doce do planeta.

— Esse modelo de desenvolvimento deve contemplar questões como o uso sustentável de recursos naturais, infraestrutura para seus habitantes, regularização fundiária, combate à criminalidade, promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, bem como indução e apoio às atividades econômicas que sejam compatíveis com a perspectiva de atendimento das necessidades de geração atual sem comprometer a capacidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. É chegada a hora de um olhar mais integrado sobre uma região de extremos, na qual a vastidão de sua área e a sua enorme riqueza natural e mineral contrastam com a carência econômica e social da sua população — advertiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)