Novo volume do Arquivo S será lançado em 'live' com historiadores

Da Agência Senado | 04/11/2022, 16h38

Você sabia que D. Pedro I escrevia nos jornais para defender o próprio governo usando pseudônimos como Inimigo dos Marotos e Piolho Viajante? E que, pela Lei do Ventre Livre, os filhos das escravizadas ficariam livres de verdade só aos 21 anos?

Essas e outras histórias estão no volume 7 da coleção Arquivo S — O Senado na História do Brasil, que será lançado oficialmente em 10 de novembro, às 17h, por meio de uma live da TV Senado no YouTube, com a participação dos historiadores Mary Del Priore e Bruno Leal. 

O debate será uma edição especial do programa Leituras, da TV Senado, e terá a mediação do jornalista e escritor Maurício Melo Junior. Também está confirmado na live o jornalista da Agência Senado Ricardo Westin, que assina a maioria das reportagens do livro.

A série Arquivo S é uma parceria iniciada em 2014 entre a agência, que faz a cobertura jornalística da instituição há 25 anos, e o Arquivo do Senado, que guarda documentos históricos desde a instalação do Parlamento brasileiro em 1826.

Na primeira sexta-feira de cada mês, de fevereiro a dezembro, a Agência publica uma nova matéria da série no portal Senado Notícias, na internet, contando um episódio importante do passado do Brasil com base nos documentos históricos do Arquivo, em especial os projetos de lei e os discursos dos senadores.

Todo ano, esses 11 textos são compilados em um livro. As reportagens que integram o volume 7 foram publicadas originalmente no portal em 2021. Entre os episódios abordados no livro, estão a tentativa de se fazer uma CPI da Guerra do Paraguai, durante o Segundo Reinado, a aprovação do 13º salário em 1962 e a criação do Mercosul em 1991, que arrefeceu a rivalidade histórica entre Brasil e Argentina.

Parceria 

Com texto leve, recheado de fotos, reproduções de documentos e ilustrações, cada volume agrada tanto a estudiosos, professores e estudantes quanto aos leitores que apenas se interessam por histórias bem contadas.

Para o coordenador da Agência Senado, Silvio Burle, a parceria entre a agência e o Arquivo reflete positivamente ao fortalecer a interação e colaboração entre os demais setores da instituição. Por outro lado, para o leitor, Silvio ressalta como positiva a entrega de um material rico, com textos que possuem a particularidade de apresentar fatos históricos do Brasil, do ponto de vista do Senado, reproduzidos de forma precisa e atrativa: 

— A gente contextualiza o que foi aquele assunto e vê como aquilo repercutiu dentro do Senado recorrendo aos anais do Senado, às discussões que ocorreram em Plenário, aos projetos de Lei que foram aprovados. Então é realmente um material bem rico. Do ponto de vista institucional, é muito importante esse trabalho em conjunto. A gente não conseguiria fazer isso com tanta tranquilidade, com tanta profundidade, se não fosse a preciosíssima ajuda do Arquivo do Senado para nos dar o suporte para as pesquisas. 

Ricardo Westin, repórter do Arquivo S, assina 9 dos 11 textos que compõem o volume 7. Para ele, ter acesso a essa riqueza de documentos e poder apresentar o conteúdo numa linguagem jornalística mais leve é uma forma diferente de enxergar e contar a história do Brasil:

— O Arquivo do Senado tem essa matéria-prima super-rica, e a Agência Senado tem o seu conhecimento, a sua experiência com o jornalismo. A gente conta a história do Brasil de uma forma jornalística, ou seja, de uma forma mais clara, não acadêmica, mas sem perder o rigor, porque a gente sempre entrevista historiadores sobre os diferentes temas. Então é uma forma de levar para a sociedade esse conhecimento histórico. Fazer essa divulgação da história do Brasil,  que é muito importante. 

Produção 

A parceria entre os dois setores do Senado para a produção do Arquivo S se dá desde a projeção dos temas para os meses do ano até a pesquisa mensal realizada nos documentos arquivísticos da Casa e do Congresso Nacional. Carla Mendes de Jesus está à frente do grupo de profissionais do Arquivo que participam dessa interatividade. De acordo com ela, os temas são escolhidos a partir de uma busca feita com antecedência e metodologia própria, que geralmente ocorre ao final de cada ano: 

— A escolha pelo tema ou assunto se dá a partir de personagens, fatos ou momentos marcantes e relevantes da história do Brasil, de alguma maneira relacionados com o Senado Federal, na forma de projetos, pronunciamentos, debates ou acontecimentos políticos, registrados em documentos que estão sob a guarda do Arquivo. Esse tema não é estático e pode mudar de acordo com acontecimentos considerados importantes para o país naquele momento. 

Todos os volumes da coleção Arquivo S estão disponíveis para download gratuito no site da Biblioteca do Senado. Já os exemplares impressos podem ser comprados no site da Livraria do Senado, a preço de custo. Os textos também estão disponíveis no portal Senado Notícias, na página do Arquivo S

Convidados

Mary Del Priore é autora ou organizadora de mais de 50 livros sobre a história do Brasil e vencedora de mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais, incluindo três Jabutis. Colaboradora de jornais e revistas, e consultora de diretores do cinema nacional, tem entre suas obras História da Criança no Brasil, Histórias Íntimas — sexualidade e erotismo na História do Brasil e Histórias da Gente Brasileira.

Bruno Leal é o fundador e editor-chefe do site Café História, que tem como objetivo divulgar o conhecimento histórico produzido nos meios acadêmicos para públicos mais amplos. Historiador e jornalista de formação, ele é professor de história contemporânea e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB).

Lançamento do volume 7 do Arquivo S
10 de novembro (quinta-feira), às 17h

Live com os historiadores Mary Del Priore e Bruno Leal e o jornalista Ricardo Westin (Agência Senado).

Mediação: Maurício Melo Junior (TV Senado).

Como assistir: pelo canal da TV Senado no YouTube

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)