Para Oriovisto, só a democracia permite a convivência de pensamentos divergentes

Da Rádio Senado | 11/10/2022, 19h32

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) disse que o Brasil precisa de pessoas que acreditem na democracia. Em pronunciamento nesta terça-feira (11), ressaltou que somente o estado democrático de direito permite a convivência social dos cidadãos que tenham pensamentos antagônicos. “Sempre me curvarei à democracia. Eu defendo ideias; eu não defendo pessoas”, declarou.

— Discordar é saudável, mas discordar com respeito, discordar obedecendo à Constituição, discordar obedecendo sempre à vontade da maioria — afirmou.

Ao comentar a situação atual da política do País, que passa por um processo acirrado às vésperas da eleição presidencial, Oriovisto afirmou que para ele não importa quem seja o presidente eleito para governar o Brasil. Quem quer que seja o chefe do Executivo, terá de governar com os demais poderes constituídos da República — o Legislativo e o Judiciário.

— Quero dizer que não gosto de Estados teocráticos. Em nenhum lugar do mundo civilizado existe um Estado teocrático. Essa separação que diz que o Estado é laico tem o meu aplauso. Espero que o próximo presidente, seja ele quem for, tenha luz para bem governar este país. E que nós, no Senado, na Câmara dos Deputados, façamos o nosso papel de poder independente, papel de contrapeso, papel de quem evita excessos! E que o Judiciário também cumpra o seu papel! — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)