Sessão especial celebrará o Dia do Profissional de Administração

Da Agência Senado | 10/10/2022, 11h15

O Dia do Administrador será comemorado em sessão especial do Plenário na segunda-feira (17), às 16h. O requerimento da sessão (RQS 1.118/2019) foi assinado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para homenagear os profissionais que “observam, questionam, interpretam, lideram e tomam decisões com foco no sucesso das organizações'' (RQS 1.118/2019).

Segundo o parlamentar, a profissão é a que mais cresce no Brasil e no mundo. O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRA) têm desenvolvido ações e projetos para difundir a Ciência da administração, além de fiscalizar e formar profissionais para consolidar a atuação dos administradores no mercado de trabalho. 

“Empreendedorismo, dedicação, comunicação, ousadia e percepção somam-se às qualidades dos administradores que hoje, profissionais cada vez mais qualificados e registrados, estão à frente de cargos estratégicos em órgãos públicos e empresas privadas", diz Izalci Lucas. O senador enfatiza que esses profissionais são focados em resultados, indicadores, medidores de desempenho, no negócio, no core business, e têm a visão de que tudo o que é feito no escritório deve reverter ao cliente, ou seja, são os “administradores da dor da gestão interna”.

“As empresas não são obrigadas a ter um profissional administrador, porém o reflexo disso é que a maioria das empresas fecham suas portas nos primeiros anos de vida. A administração é importante para as empresas mas também é útil para nós mesmos, para que saibamos administrar nossas próprias vidas”, conclui o texto do requerimento.

Além de Izalci, também assinam o requerimento o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), senador Elmano Férrer (Podemos-PI), senador José Maranhão (MDB-PB), senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), e senador Zequinha Marinho (PSC-PA).

Joás Benjamin sob supervisão de Sheyla Assunção 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)