Kajuru celebra os 34 anos da 'Constituição Cidadã'

Da Rádio Senado | 06/10/2022, 17h23

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) destacou os 34 anos da Constituição Federal de 1988, celebrados em 5 de outubro. Kajuru ressaltou, em pronunciamento nesta quinta-feira (6), que a chamada Constituição Cidadã mudou o patamar civilizatório do Brasil pois ampliou as liberdades civis e as garantias individuais. O senador ressaltou que até 1988, a elite brasileira usava as leis para restringir a participação da maioria dos cidadãos na vida política do país.

— Com a nova Carta, ganhamos eleições diretas e universais, com dois turnos. O direito de voto estendido aos analfabetos e o voto facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos. Do ponto de vista da garantia de participação dos brasileiros no processo eleitoral, a Constituição de 1988 é um marco definitivo, assim esperamos — afirmou.

O senador lembrou que a nova Constituição foi promulgada três anos após o fim da ditadura militar, que acabou em 1985. O documento foi elaborado por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita pelo povo brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)